Os nossos museus continuam muito antigos. Renova-se a forma de expor e de iluminar, mas permanecem alguns desconchavos crónicos. E não estou a falar só das senhoras e senhores pré-reformados que se sentam nas cadeirinhas com ar aborrecido. Falo dos detalhes que transmitem uma imagem moderna e atraente para as gerações mais vivas.
.......................
O museu dos coches, por exemplo, onde estive este fim-de-semana, que tem um espólio riquíssimo (cada veículo é mais espectacular que outro, lembrando-nos que o D. João V poderá ter sido um esbanjador, mas que magnífico esbanjador ele foi...), e que proíbe fotos no seu interior, tem para venda, alguns dos mais piolhosos postais de que tenho memória. Chega a ter fotos quadradas, onde por virtude da retangulação do postal se acrescentaram lados brancos... Fotos pindéricas que sugerem a impressão clandestina de panfletos proibidos.
A colecção dos Jerónimos, não é melhor. Ali, contudo, já podemos encontrar alguns produtos de merchandising decentes, com uma colecção desenhada por um ateliê, colorida e com qualidade.
Ficamos sempre com a ideia que se estas instituições se esforçassem, poderiam ajudar a aliviar a factura da sua manutenção. A mesmíssima factura que os levou a ameaçarem com o fecho aos sábados e domingos, algum tempo atrás. Basta que apostem em nos tratarem bem enquanto visitantes e isso inclui uma loja com material didáctico e lúdico de boa qualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário